Aprendendo sobre economia: onde buscar informação

Para aprender sobre economia, é necessário estudar. Porém, existem diferentes maneiras de absorver conteúdo. Clique aqui e descubra como entender economia!

Você já ficou se perguntando em como se aprofundar mais sobre a economia? Embora seja uma ciência bastante complexa, o seu aprendizado pode ser facilitado. Você não precisa apenas ficar lendo grandes livros, você pode optar por assistir a filmes e documentários, acessar sites especializados, ouvir podcasts, entre tantas outras maneiras.

A seguir, conheça as principais formas de como aprender sobre economia com os especialistas da Academia Econômica.

como aprender sobre economia

Busque por bons artigos e livros sobre o assunto

Realmente não tem como fugir muito do clássico estudo de um livro didático. Isto é, procure aprender sobre a economia através da leitura de livros para leigos – mesmo que você já saiba alguma coisa sobre o assunto.

Alguns livros podem atrapalhar o seu entendimento sobre o assunto. Por isso, procure por autores economistas que querem dialogar com o público que não entende praticamente nada sobre o assunto. Livros bem selecionados vão garantir um melhor aprendizado a você que está começando a interagir com a economia de modo mais aprofundado.

Confira algumas dicas de livros para você começar a estudar economia:

  • Introdução à economia, do N. Gregory Mankiw: utiliza uma linguagem bastante acessível sobre temas muito importantes (como o desemprego e o trabalho, por exemplo).
  • Rápido e devagar: duas formas de pensar, do Daniel Kahneman: aprenda a decidir de maneira correta sobre o uso do seu dinheiro.
  • Economia: modo de usar, do Há-Joon Chang: um ótimo guia para você compreender o impacto da economia no nosso dia a dia.

Assista a filmes e documentários sobre o tema

Quem não gosta de assistir a filmes, não é mesmo? Muitas obras sobre economia estão disponíveis nos mais variados streamings.

Passe algumas horinhas do seu final de semana, enquanto descansa, assistindo a filmes e documentários relacionados à economia. Você vai aprender muito e de um jeito um tanto quanto relaxante. Quanto mais você ouvir e ler sobre o mesmo assunto, mais você grava tais informações.

Quer dicas? Confira abaixo:

  • Real – O plano por trás da história, narrando sobre a história do Plano Real
  • Inside Job, vencedor do Oscar em 2011, expondo os fatos que causaram a crise de 2008
  • A Ascensão do Dinheiro, baseado no livro homônimo de Niall Ferguson
  • Grande Demais Para Quebrar, construído com base na crise de 2008 sob os olhos do secretário do Tesouro dos Estados Unidos

Consulte sites especializados

Não podemos negar que a Internet facilitou muito a nossa vida. Embora o mundo virtual ofereça uma vasta rede de conhecimento, você precisa aprender a filtrar as informações encontradas nela.

Alguns sites especializados em economia podem ajudar você a entender mais sobre o tema. Procure por portais que informam sobre as situações mais relevantes do momento. Algumas das melhores opção são: Infomoney, Exame e Valor Econômico. Mantenha-se informado sobre a economia fácil e rapidamente.

Ouça a podcasts específicos

Os podcasts estão em alta nos últimos anos. Muitas plataformas disponibilizam a gravação de programas de áudio, incluindo Spotify e Deezer. De modo simples e criativo, aprenda sobre a economia ao redor do mundo.

Você pode ouvir o podcast enquanto lava a louça ou arruma o seu quarto, enquanto está indo trabalhar, durante a realização da sua atividade física ou antes de dormir. Não é necessário dedicar uma hora do seu dia para aprender sobre economia - você pode fazer isso enquanto realiza outra atividade do seu dia a dia.

Outras maneiras de aprender sobre economia e ficar craque na matéria

E para quem quer aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre a economia, você pode optar por participar de cursos. Diversos programas educacionais estão disponíveis no mercado, ensinando do zero tudo o que você precisa saber sobre esse campo.

Se você não tem muito tempo, opte por cursos de Ensino à Distância – os famosos EAD, que se tornaram bastante populares devido à pandemia da COVID-19. Entre as principais vantagens desse tipo de aprendizado, podemos citar a flexibilidade de horário e a redução dos custos e da mensalidade. Além disso, muitos deles são reconhecidos no mercado de trabalho. Você pode acessá-lo de qualquer lugar, basta ter acesso à Internet em seu dispositivo eletrônico.

Agora, você não tem mais desculpas para não aprender sobre economia – opção é o que não falta para você!

Recent posts

Menu

Pages